Monday, May 28, 2007

Moopy Tudo de Bom!


Moopy Tudo de Bom!
Originally uploaded by Itigo Mina.

Toda criança valoriza bonecas feitas à mão. Existe uma relação especial entre a criança e seu boneco (a) , uma dinâmica, um certo mistério , como em todos os relacionamentos. Costurar um simples boneco de pano para a Camila foi um presente para sua vida que inspira magia e a criatividade no ato de brincar e cuidar. Bonecos feitos à mão , como os seres humanos, são únicos, não existem dois iguais.
O Moopy é um bonequinho que carrega o espírito da pessoa que o criou ( eu , a mãe) e nele estão as minhas marcas e meus traços nos bordados dos olhos, na costura do rosto , na forma como o enchí com o algodão. E ao mesmo tempo esse bonequinho absorve o amor que a Camila tem por ele. É um dom maravilhoso poder fazer um objeto com as suas próprias mãos, costurar juntas com amor, no caso da Camila que é pequena o seu papel foi a de ajudar a escolher os tecidos para as orelhas, braços , pernas e corpo e depois de costurado, ela pegava delicadamente o algodão e enchia os bracinhos , o corpinho e enquanto tudo isso acontecia, tínhamos muito diálogo embora ela fosse limitada em palavras. Acho que existe algo além das palavras, um gesto de carinho ao ensiná-la a segurar direitinho cada pedaço de pano costurado, a companhia naquele momento, o ato de fazer uma coisa juntas curtindo o momento, não exige que ela fale bem nem que tenha um vasto vocabulário.
Ela sabia que no fundo estávamos fazendo uma coisa que era para ela e nesses tempos de consumismo exagerado, as crianças crescem achando que os brinquedos e outras coisas simplesmente surgem das prateleiras das lojas. Eles não têm a oportunidade de ver o processo todo, de algo ser produzido, de presenciar o desenvolvimento de algo que surge no meio de um monte de panos, costuras e cortes, da inspiração e do trabalho árduo.
É um grande tesouro que damos às crianças quando nós os envolvemos no processo de fazer coisas, mesmo que seu envolvimento seja somente como um espectador. Eles não apenas vêem de onde nascem as coisas mas também percebem o poder e a segurança que o conhecimento traz, que eles próprios podem realizar .